segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

VIAMÃO QUER UM PORTO NA LAGOA DOS PATOS

  
   O município de Viamão quer se credenciar como a mais nova alternativa de atração de investimentos na Região Metropolitana de Porto Alegre. Criou uma comissão que visa a estabelecer um plano de metas para o município, uma das quais seria o estabelecimento de um terminal portuário, em Itapuã, bela região banhada pelas lagoas dos Patos, do Casamento e pelo lago Guaíba. Em reunião com o presidente da Associação Brasileira de Terminais Portuários, Wilen Manteli, o prefeito eleito, Valdir Bonatto, explicou que a principal prioridade é a industrialização do município, até aqui excessivamente dependente das áreas de agropecuária e de serviços. “A falta de empregos faz com que diariamente 80 mil trabalhadores se desloquem para atuar em empresas da Capital e de outras cidades da região”, explicou. Na disputa por novos investimentos, aponta como vantagens a localização estratégica junto ao eixo da free-way Porto Alegre–Osório-RS-118/RS-040, a disponibilidade de áreas de baixo custo e de mão de obra. Além de setores como metalmecânico, moveleiro e de agroindústria, o futuro prefeito aposta também na viabilidade de atração de projetos na área de alta tecnologia, numa parceria com a Tecnopuc-Viamão.

Viamão II

  Outra potencialidade até hoje não aproveitada pelo município é a hidrovia, com uma extensão de mais de 50 quilômetros frente ao lago Guaíba, à Lagoa dos Patos e à Lagoa do Casamento. Em conjunto com a ABTP-Sul, serão desenvolvidos estudos para identificar as oportunidades no setor, incluindo empreendimentos de logística, estaleiros, eco-turismo e lazer. Bonatto faz questão de enfatizar que as propostas que pretende implementar em sua gestão a partir de 1 de janeiro terão como premissa básica a ênfase à preservação do meio ambiente, num modelo de desenvolvimento sustentável.

LAGOA DOS PATOS

   A Lagoa dos Patos é uma laguna localizada no estado brasileiro do Rio Grande do Sul, sendo a maior laguna do Brasil e a segunda maior de toda a América Latina (perde apenas para o Lago de Maracaibo, na Venezuela). Tem 265 quilômetros de comprimento, 60 quilômetros de largura (na sua quota máxima), 7 metros de profundidade (na sua quota máxima), e uma superfície de 10 144 km², estendendo-se na direção nordeste-sul-sudoeste, paralelamente ao Oceano Atlântico

"COMUNIDADE UNIDA SE TORNA FORTE E FAZ ACONTECER"

Fonte: Jornal do Comércio

Nenhum comentário:

Postar um comentário