terça-feira, 13 de março de 2012

PRESO DONO DE LOJA AUTORIZADA PELO DETRAN-RS A FABRICAR PLACAS DE VEÍCULOS EM VIAMÃO

Veículos eram clonados e vendidos em SC, PR, SP e PE como alienados.
Entre os 6 presos está o dono de loja autorizada a fabricar placas.

Material apreendido pela Polícia Civil durante a ação (Foto: Polícia Civil/Divulgação)

  A Polícia Civil gaúcha desarticulou uma quadrilha que furtava veículos no Rio Grande do Sul e outra que clonava carros no estado para vender em Santa Catarina, no Paraná, em São Paulo e em Pernambuco, segundo informou a Delegacia de Repressão a Roubo de Veículos (DRV). Cinco homens e uma mulher foram presos em flagrante nesta segunda-feira (12), entre eles o proprietário de uma loja autorizada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RS) a fabricar placas de veículos no centro de Viamão.
   Segundo a confissão de um dos suspeitos e o relato de uma testemunha, os veículos roubados e furtados eram guardados em um sítio em Porto Alegre até serem clonados e encaminhados para os quatro estados. A delegada Vivian do Nascimento, que coordenou a equipe policial na operação, disse ao G1 que os veículos eram negociados como se estivessem alienados por falta de pagamento. Ainda que a versão da quadrilha fosse verdadeira, os compradores também estariam cometendo crime.
   “Quem compra não tem muita noção de que está sendo autor de estelionato, mas não se pode rodar com um veículo que está alienado. As pessoas pagam um valor baixo. Pelo Megane, um carro de valor alto, pagam em torno de R$ 5 mil, porque sabem que só vão rodar por um ou dois anos”, disse Vivian.
   A ação foi decorrente da prisão, no último dia 6, do líder de uma quadrilha de roubo de veículos. Por volta das 12h desta segunda-feira (12), agentes da DRV foram a um sítio situado no Bairro Cascata, na capital gaúcha, onde o suspeito guardaria os veículos roubados. Lá, detiveram um homem de 32 anos por tráfico de drogas. Foram apreendidos pelos policiais meio quilo de maconha, dinheiro, balança de precisão, caderno de anotações do tráfico, além de restos de peças de veículos. Não foram encontrados carros.
   Uma testemunha no local afirmou que as placas dos veículos eram feitas em uma loja autorizada pelo Detran-RS no Centro de Viamão. Os policiais foram ao local e encontraram placas de veículos sem identificação, o que contraria a legislação. O proprietário, de 45 anos, foi preso em flagrante por formação de quadrilha e adulteração de sinal identificador de veículo qualificada, pois agia por delegação de um órgão do Estado.
   No local, também foram presos em flagrante três homens, de 24, 44 e 37 anos, e uma mulher de 34 anos. Segundo a polícia, os quatro estavam aguardando a confecção de placas ilegais, e foram autuados em flagrante por formação de quadrilha e adulteração de sinal identificador de veículo.
   Todos eles têm antecedentes. “A mulher confessou que estava encomendando uma placa de um Logus, de um furto que havia ‘encomendado’. Ela tem antecedentes por tentativa de homicídio e portava um cheque de uma vítima de furto de veículos em Quintão, em fevereiro”, contou a delegada do DRV.
   Fonte: Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário