sexta-feira, 20 de abril de 2012

CAVALGADA QUINTA DA ESTÂNCIA


   No próximo final de semana, dias 21 e 22 de abril, ocorrerá a 4ª edição da Cavalgada Ecológica com o tema ‘Em busca da sustentabilidade’, promovida pela Fazenda Quinta da Estância, de Viamão. O evento tem por objetivo cultivar as tradições e a preservação ambiental.
   “O grande objetivo da Cavalgada é unir, em uma mesma bandeira, duas paixões do povo gaúcho: o culto às nossas tradições e o cuidado com o nosso meio ambiente”, diz Lucas Sittoni Goelzer, diretor executivo da Quinta da Estância.
   A programação do primeiro dia conta com a presença do tradicionalista Nico Fagundes, que realizará, às 20h30, a palestra ‘Gaúcho e o Meio Ambiente’. Na mesma noite será servido como jantar um carreteiro campeiro preparado pelo mestre Peruca, seguido por uma tertúlia ecológica com a participação de ícones do tradicionalismo gaúcho.
   No dia 22, a cavalgada, que terá como sede a Quinta da Estância, iniciará o percurso até uma nascente do Rio Gravataí, percorrendo um trajeto de sete quilômetros em campos e estradas de chão. Os cavaleiros farão uma parada quando chegarem a nascente e plantarão mudas de árvores nativas com o objetivo de fortalecer a mata ciliar e proteger os córregos d’água. Após o plantio, os cavaleiros retornam à Fazenda e a Cavalgada se encerra com um típico churrasco gaúcho. No mesmo dia, haverá visitação guiada ao Criadouro Conservacionista de Animais Silvestres, projeto da Fazenda em parceria com o IBAMA e o Batalhão Ambiental, com Viveiro de Imersão e Gaiolão Humano.
   A 4ª Cavalgada Ecológica é aberta a comunidade por meio de inscrição prévia, que dará direito a participação das atividades do evento, camiseta, refeições e hospedagem. As inscrições podem ser feitas pelo email lucas@quintadaestancia.com.br ou pelo telefone (51) 3485-1740. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.quintadaestancia.com.br

   Fonte:  Jornal Correio Rural

quarta-feira, 18 de abril de 2012

DROGAS SÃO APREENDIDAS EM SÍTIO DE VIAMÃO

Cerca de 20 mil pedras de crack seriam distribuídas na Região Metropolitana

Material apreendido pela PF em sítio de Viamão
(Foto: Divulgação/Polícia Federal)
   A Polícia Federal prendeu um traficante com cerca de 5,3 kg de crack e 700g de maconha, em um sítio na Vila União, em Viamão. O homem de 54 anos foi detido e encaminhado ao Presídio Central, em Porto Alegre.
   Conforme a Polícia Federal, a droga seria distribuída em diversas localidades da região Metropolitana. Além do material foi apreendido uma balança de precisão que seria utilizada para preparar cerca de 20 mil pedras de crack.
   Em outra casa no mesmo terreno foram encontrados dois revólveres com numeração raspada, uma espingarda calibre 20 e um rifle calibre 22 com luneta, além de cerca de 2 mil reais em dinheiro.
   Segundo a polícia, o preso é natural do município de Nova Brescia e já cumpriu pena de mais de 10 anos de prisão por tráfico de entorpecentes.
   No sítio havia ainda três veículos recolhidos, um Agile, um Prisma e uma F-250.
  A investigação continua. A Polia Federal diz que existe a possibilidade de identificação dos fornecedores e demais compradores do homem detido em Viamão.

Fonte: g1.com

sexta-feira, 13 de abril de 2012

VIAMÃO TERÁ PRONTO-ATENDIMENTO 24 HORAS


   Os serviços serão realizados na Unidade de Referência em Saúde (URS), no Posto central de Saúde, na parada 44, na São Lucas.
    O novo serviço terá início ainda neste semestre, com capacidade de atender, pelo menos, de 5 a 10 mil atendimentos mês, dia e noite. Em contrapartida, caberá ao Estado, através do Hospital Viamão, o atendimento de alta complexidade.
    Com isso, a secretaria estadual de saúde manterá os repassasses mensais de recursos ao Hospital de Viamão, para garantir os atendimentos a população viamonense, com situações de urgência/emergência.
    A medida tem por objetivo qualificar o atendimento à comunidade, sendo que a proposta surgiu em conjunto entre o Conselho Municipal de Saúde (CMS) e a gestão municipal. A unidade receberá auxílio do Instituto de Cardiologia – Hospital Viamão e Samu Salvar.

    Fonte: Jornal Correio Rural

SENAC VIAMÃO OFERECE CURSOS GRATUITOS ATRAVÉS DO PRONATEC

Inscrições devem ser feitas até o dia 18/04


   Estão abertas as inscrições para os cursos gratuitos oferecidos pelo Governo Federal, através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O Programa é voltado para integrantes do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, como por exemplo, o Bolsa Família.
   As inscrições foram prorrogadas até o próximo dia 18 e devem ser feitas na Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, na Praça Júlio de Castilhos, s/ n°, no centro (atrás da prefeitura) ou na Agência FGTS Sine de Viamão que também realizam o procedimento.
  
   Fonte: Jornal Coreio Rural

CANTO CAMPEIRO ENTRE AS ATRAÇÕES DO RODEIO DA ETA


   Como parte integrante do desenvolvimento do 32º Rodeio Crioulo da ETA, o 1º Canto Campeiro de Viamão acontece neste final de semana, dias 13, 14 e 15 de abril, no Parque de Eventos da Escola Técnica de Agricultura, Passo do Vigário.
   Grandes nomes da música rio-grandense estão classificados para o festival o que representa alto nível musical e um atrativo interessante pelo talento dos concorrentes.
   Além disso, estão previstos três espetáculos de grande repercussão. Na sexta-feira, 13, Luiz Marenco (foto) encanta a plateia com seu canto campeiro e sua energia jovial. No sábado, 14, é a vez do reconhecido Pedro Ortaça mostar a arte missioneira.No domingo, 15, o espetáculo é por conta do campeiro Walther Morais, deixando a festa ainda mais bailável.
   A entrada é franca.
   Veja a seguir as músicas classificadas para o 1º Canto Campeiro:

No sábado: 1) Vizinhando = Chimarrita (Letra: Moacir Severo – Alegrete/RS; Música: Matheus Alves – Porto Alegre/RS);
2) No chão dos Potreiros = Chamamé (Letra: Leonardo Charrua e Luis Rosado – São Leopoldo/RS – Música: Leonardo Charrua – São Leopoldo/RS);
3) Quando Um Campeiro Canta Saudades = Zamba (Letra: Rômulo Chaves – Palmeiras das Missões/RS. Música: Raul Quiroga – São Leopoldo/RS);
4) Cambichos de Amor Comprado = Chamarra (Letra: Lauro Antônio C. Simões (in memorian) – Santana do Livramento/RS - Música: Cleiber Rocha – Porto Alegre/RS);
5) Joanita = Chamamé (Letra: Tadeu Martins – Santo Ângelo/RS – Música: Érlon Péricles – Porto Alegre/RS); 6) A Volta do Brique = Vaneira (Letra: Binho Pires – São Luiz Gonzaga/RS – Música: Érlon Péricles – Porto Alegre/RS).
   No domingo: 1) Aguada Santa = Milonga (Letra: Paulo Osório Lemes e Giovani “Dodo” Gonzales – Santana do Livramento/RS – Música: Alex Har Oliveira – Santana do Livramento/RS);
2) Romance dos Quatro Tentos = Chamarra (Letra: Rafael Ferreira – Vacaria/RS – Música: Juliano Moreno – Santana do Livramento/RS);
3) Vivandeiras = Galopa (Letra: Mario Amaral – Eldorado do Sul/RS - Música: Mario Amaral – Eldorado do Sul/RS);
4) Um Homem Sábio e Sereno = Milonga (Letra: Ramires Monteiro e Sergio Oliveira – Santa Maria/RS – Música: Ramires Monteiro – Santa Maria/RS);
5) Bola de Gude = Milonga (Letra: Mario Eleu da Silva – Cruz Alta/RS – Música: Sabani Felipe de Souza – Cruz Alta/RS);
6) Valores e Nativismo = Milonga Arrabalera (Letra: Rômulo Chaves – Palmeira das Missões/RS – Música: Jean Kirchoff – São Gabriel/RS).

   Fonte: Jornal Correio Rural